Ou encontre aqui o que procura
Bazar
Marulho quer dizer barulho do mar, e a gente quer mesmo é fazer barulho, criar uma comunidade de pessoas que amam e escutam o mar e a natureza, lutando pela conservação junto aos povos tradicionais.
Moramos e atuamos em comunidades caiçaras de Ilha Grande – RJ, recuperando redes de pesca que são transformadas à mão em novos produtos pelos locais!
Além de costurar essas redes, evitando que elas parem no mar, também costuramos outro tipo de rede: a da ciência com o conhecimento tradicional!
A ideia do que hoje é um negócio de impacto socioambiental (em bom português, uma empresa que lucra ao mesmo tempo que gera impacto positivo social e ambientalmente) começou na metade de 2019 – e só foi possível graças a comunidade de Matariz, na Ilha Grande – RJ.
A Bia e o Lucas, fundadores da Marulho, estavam vivendo por lá e viam os restos de rede que sobravam na região. Como oceanógrafos, eles sabiam que este é um grande problema, principalmente por causa da pesca fantasma.
Então veio a ideia: ”o que fazer com redes de pesca descartadas e evitar a poluição por plástico no mar?”com eles propomos uma nova forma de ver e viver no mundo.
Daí veio a ideia de começar a usar toda essa rede pra alguma coisa e foi assim que surgiram as redecos, nossos primeiros saquinhos feitos de rede.
Foi o Seu Filinho, pescador aposentado de 84 anos, que primeiro embarcou nessa com a gente – foi só por meio do conhecimento caiçara dele de costurar as redes que chegamos até aqui, e entendemos que precisamos valorizar isso.
Porque preservar esse saber cultural único, empoderar a comunidade, reutilizar o ao plástico existente (das redes) e evitar o plástico futuro é a coisa mais linda que tem.
O saquinho de hortifruti em tamanho pequeno – feito de rede de pesca reutilizada
O saquinho de hortifruti – ou o que quiser – feito de rede de pesca reutilizada
O esfregão feito de rede de pesca é ótimo para limpeza mais pesada
A forma evoluída da redeco – feito de rede de pesca reutilizada
Mais versátil que canivete suiço, é ideal pra usar na praia, na feira e no parque
Pode ser uma fruteira suspensa, um rede de descanso para pets ou um porta treco
Diâmetros internos variam de 4 a 8mm. afinal, é a perfeição da natureza
Presilha de concha natural de vieira que não foi tirada da pra praia
Será que um panda iria escovar os dentes ou matar a fome?
Comunidades
Compartilhe
Empresa parceira
Seja você também um
parceiro, doador ou voluntário
Conheça mais sobre a Iniciativa
Você também pode ajudar!!!
Ao comprar dos nossos Anunciantes, você ajuda a fortalecer o Negócio Local e as Iniciativas Sociais
Plano B Com. e Serv. de Informática Ltda. CNPJ: 05.032.036/0001-70 © Todos os direitos reservados. 2023