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Você tem um pequeno comércio em um bairro da sua cidade. Pode ser uma loja de roupas, um mercadinho, um salão de beleza ou um ateliê de costura. Não importa. Ter um bom relacionamento com a vizinhança é uma excelente estratégia de vendas. E isso se chama marketing para negócios locais.
Algumas empreendedoras possuem lojas físicas, mas fazem sua divulgação apenas pelo Instagram. Isso acaba sendo frustrante porque não conseguem alcançar quem está geograficamente próximo do seu ponto de venda.
No entanto, algumas ações bem simples, com pouco investimento, seguramente atraem a freguesia e trazem mais lucros para o seu negócio.
Vamos ao Pequeno Guia de Marketing para Negócios Locais!
Uma das grandes vantagens do marketing local é aumentar a sua base de clientes, chamando a atenção dos moradores e de quem trabalha na vizinhança do seu comércio.
Estabelecendo uma boa estratégia, não tenha dúvidas, além de atrair mais gente você também vai aumentar o engajamento do seu público.
Outras vantagens são: maior visibilidade e mais credibilidade.
Mas, a grande vantagem do marketing local é tirar partido da proximidade.
Acrescente boas doses de simpatia e pronto! Venha me contar os resultados!
A internet não pode nos fazer esquecer de algumas técnicas simples e eficazes. Por exemplo, o boca a boca continua sendo imbatível, ainda mais quando se trata da vizinhança. Veja outras ideias:
Cavalete na calçada
É antigo, mas você tem um?
O micro restaurante aqui pertinho de casa vende comida pronta e tem um cavalete na calçada, em frente à sua porta.
Claro, há alternativas para o cavalete. Por exemplo, uma lousa anunciando seus produtos e promoções
“Esse é o cavalete da minha vizinha Luzia Gatti Santana. Ela vende suas marmitas de segunda a sábado, mas quem quiser pode sentar-se em uma das suas mesas e saborear lá mesmo uma deliciosa comida caseira.”
Panfleto
“Flyer”, santinho ou panfleto. Não se preocupe com o nome, simplesmente use essa técnica, também antiga, mas use de forma atrativa e sustentável.
Pense em ofertas bem interessantes e faça um folhetinho bem caprichado. Você mesma pode fazer um no Canva. Em algumas papelarias há o serviço de cópias para pequenas quantidades. Não é necessário investir com impressão em gráfica!
Parcerias
Falei em usar o panfleto de forma sustentável, ou seja, não faça uma distribuição indiscriminada para ninguém pegar sua propaganda no chão!
Uma sugestão é você mesma colocar nas casas próximas. Outra é fazer parcerias.
Já pensou em combinar o seu produto ou serviço com o produto ou serviço de outro comerciante aí do seu bairro?
“Faça suas unhas com a Tereza e ganhe um cupcake da Lucinda!”
Já estou até vendo o burburinho no bairro onde essas duas empreendedoras moram e trabalham!
Participar de feiras e eventos locais é outro grande recurso do marketing local. Fique atenta e aproveite todas as oportunidades possíveis!
Mas olhe este exemplo de parceria, vindo lá de Anchieta-ES
Catálogo e calendário coletivo produzido pelos comerciantes da cidade de Anchieta no Espírito Santo.
Eu não via um catálogo como esse há muitos anos!
Promoções e descontos
Voltando ao panfleto, ele também pode incluir um cupom de desconto.
“Apresente este cupom e ganhe 5% de desconto na compra de um kit de xampu e condicionador”, caso você seja a dona de uma perfumaria.
Brindes
Quem não gosta de ganhar um presentinho?
Aposte em brindes! Eles podem estar diretamente relacionados ao seu negócio ou não.
Oferecer um chocolate ou uma amostra grátis aquece o coração das pessoas e elas não vão se esquecer de você.
Música na entrada da loja
Sem nenhum exagero, para não perturbar a vizinha que tem um bebezinho, você pode, sim, ter um aparelho de som na entrada da sua loja. Isso atrai as pessoas e traz alegria para o ambiente.
Sabe quem faz isso aqui no meu bairro? A farmácia!
Para quem tem loja física, o Google Meu Negócio é uma ferramenta super útil.
Houve um tempo em que era possível ter uma conta no Google Meu Negócio, sem ter loja física.
Como vocês sabem eu também sou tradutora de francês e moro em Foz do Iguaçu, uma cidade com muitos imigrantes.
Pois eu fui localizada várias vezes por pessoas que estavam procurando tradutores ou intérpretes.
Uma vez, uma pessoa me procurou para acompanhar seu casamento. A moça estava se casando com um belga, mas era em uma cidade paraguaia vizinha. Esse serviço eu passei para um colega intérprete e guia turístico.
No entanto, para continuar no Google Meu Negócio é preciso ter loja física, portanto, no meu caso, foi preciso continuar só no virtual.
Lembre-se! Muitas pessoas procuram na internet fornecedores para produtos ou serviços próximos às suas residências!
Pensou que eu não iria mencionar o planejamento?
Pode ler as edições anteriores de MULHERES DIGITAIS. Onde há campanhas, negócios e promoções, há planejamento.
Aliás, seu próprio comércio deve ter objetivos, estratégias e alguma forma de avaliar os resultados.
Qualquer estratégia de venda sem planejamento pode acabar em frustração e prejuízo. E não precisa ser nada complicado. Veja:
👉 Qual seu objetivo com determinada campanha de divulgação: aumentar as vendas em geral? Aumentar a saída do produto X?
👉 Se for necessário algum investimento: quanto é? Quantas pessoas você pretende atingir? Você tem reservas suficientes para se manter até os resultados começarem a aparecer?
👉 Em quanto tempo você pretende atingir esses resultados?
👉 Se for para divulgar determinado produto, você tem quantidade suficiente em estoque?
👉 Como você vai medir o resultado? Ou ainda, como você vai comparar o investimento de tempo e dinheiro com as entradas decorrentes da campanha?
👉 Você vai precisar da ajuda de alguém? Isso é muito importante. Cuidado para não assumir mais do que você tem condição de aguentar. E, se precisar de ajuda, ou contratar alguém, não esquece de incluir isso no orçamento da sua campanha.
👉 Mantenha o simples, dê passos pequenos para começar e use sua criatividade.
Nem pensar, amiga, nem pensar!
Leu o artigo “Você já é figital?” na edição de agosto de MULHERES DIGITAIS?
Divulgue suas promoções, descontos, parcerias e todas as suas ações locais em suas redes!
Coloque no status do seu Whatsapp!
Os seus contatos somente virtuais vão morrer de inveja dos seus vizinhos! 😍
Em matéria bem recente, o SEBRAE listou várias ações a serem desenvolvidas por prefeituras e outras instituições com o objetivo de fomentar o comércio local.
Por exemplo:
✅ Melhorar a infraestrutura dos bairros.
✅ Promover campanhas de incentivo ao comércio local.
✅ Realizar eventos como as feiras, festas e exposições.
Além do SEBRAE, há outras instituições e organizações da sociedade civil com as quais podemos contar.
Especificamente para a mulher empreendedora, nós temos a Rede Mulher Empreendedora – RME.
Se você ainda não participa da RME, não perca mais tempo. Entre em contato e participe das mentorias, dos eventos e dos programas, faça os cursos.
Não fique isolada!
Gostou deste artigo? Qual dessas dicas você já colocou em prática?
Este é um artigo da revista mensal MULHERES DIGITAIS. Assine aqui para receber a sua gratuitamente!
E para fechar essa matéria, aqui está a Geni Martins Geraldi, a simpática dona do mercadinho, também minha vizinha.
Ela recebe minhas encomendas quando o Correio chega e eu não estou em casa. 🧡
É uma ótima forma de fazer marketing local, você não acha?
Ao comprar no nosso Bazar, você ajuda a fortalecer o Pequeno Negócio e as Organizações Sociais
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