Dia 21 de Maio é comemorado o Dia Mundial da Diversidade Cultural e para o Diálogo e o Desenvolvimento
Em 2001, a ONU proclamou este dia em comemoração à declaração da UNESCO que estipula que a diversidade cultural é um patrimônio comum da humanidade.
“A cultura oferece uma oportunidade única de conciliar os aspectos econômicos e sociais do desenvolvimento – bens e serviços culturais têm identidades, pontos de referência e valores, ao mesmo tempo em que permitem que milhões de criadores, artistas e profissionais ganhem a vida com o seu trabalho. A celebração da diversidade cultural significa permitir que eles pratiquem suas atividades, assim como os ajuda a enriquecer a paisagem cultural, o que por sua vez nos enriquece.” Unesco
E nada mais representativo o movimento Playing for Change, criado para inspirar e conectar o mundo através da música. A ideia do projeto surgiu da crença comum de que a música tem o poder de romper fronteiras e superar distâncias entre as pessoas.
A equipe do Playing For Change viaja pelo mundo gravando e filmando músicos, criando Songs Around the World e construindo uma família global.
Para ficar ainda melhor, criaram a “Playing For Change Foundation”, uma organização sem fins lucrativos dedicada à construção de escolas de música e arte para crianças em todo o mundo e à criação de esperança e inspiração para o futuro do nosso planeta.
E a música escolhida para representar essa diversidade cultural é a Pemba Laka, regravada em 2015.
Originalmente interpretada pelo cantor angolano Dionísio Rocha, em 1960. Cantada na língua angolana Kimbundu, que faz parte da grande família de línguas africanas de origem Bantu.
No Carnaval de 2017 foi a canção mais ouvida na Colômbia.
E agora você vai aumentar o som, arrastar os móveis e dançar muito!!!!!
Quer maior diversidade cultural do que esta?