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porção de macarrão pene

Como fotografar alimentos e produtos para redes sociais

A fotografia de alimentos está em constante crescimento e tornou-se essencial para o marketing de vendas on-line, plataformas como o Instagram e Pinterest foram desenvolvidas exatamente para atender os olhos. A estética e a angulação podem ser decisivas para medir a qualidade da sua foto e transmitir confiança na hora da compra, sabemos o quanto uma boa imagem é importante para chamar a atenção e atrair novos clientes. Fotografar produtos não é uma tarefa fácil, mostrar um produto exatamente como ele é em seus detalhes, requer muita técnica e anos de dedicação e foi assim que comecei a minha jornada de trabalho, fotografando e ajudando empresas e empreendedores a transmitir a melhor imagem para seu negócio.

“Fotografar gastronomia é muito mais do que tirar fotos de comida. Trata-se da arte de captar imagens de alimentos, tornando-os visualmente atraentes e desejáveis para o público. Uma boa foto de comida é capaz de transmitir um senso de consistência, temperatura, e de despertar o paladar”.

Aqui vão algumas dicas

1. Montagem do cenário
Trata-se da composição de cena, como desenvolver a história que você vai apresentar, criar um cenário perfeito que valorize o seu produto. Defina o ambiente e a cor do cenário, vai ser uma mesa de madeira? Vai ser um fundo branco, preto ou colorido? Defina os acessórios de decoração que vão compor a cena, louças, talheres, copos, tábuas, arranjo de flores, ingredientes soltos, objetos ou alimentos que façam parte da receita. Combine os elementos de forma harmônica, agradável aos olhos e utilize cores neutras que não vão competir com seu produto. Use sua criatividade, mas não esqueça que “menos é mais”, não exagere nos elementos para não tirar o foco principal que é o seu produto.

2. Iluminação – Você sabe o significado da palavra Fotografia? Foto: luz, Grafia: desenho, isso mesmo, desenho com a luz. A direção da luz é essencial em fotos de comida e em qualquer fotografia. Por isso não importa se você vai usar luz natural de uma janela ou artificial. A iluminação direta de frente é a menos indicada na fotografia gastronômica. Isto porque o alimento fica sem sombras e sem nuances, já a iluminação na lateral ou atrás do prato ou objeto são as melhores. Desta maneira, as sombras ajudam a ressaltar texturas e nuances. Não existe uma regra fixa, fotografe, experimente, observe os detalhes, e se não gostou refaça o click até que fique satisfeito com sua imagem.

3- Enquadramento da foto – É sempre bom analisar todos os ângulos da comida ou do seu produto antes de fotografá-los. Fotografe na horizontal e na vertical para ter mais opções na hora de apresentar seu produto. Você já ouviu falar na expressão “bird’s eye”: visão de pássaro? Nesta técnica temos uma visão de cima, ângulo de 90 graus, onde você consegue visualizar toda a cena e o prato, especial para fotografar pizzas, sushis e pratos que apresentem formas simétricas. Também temos o ângulo diagonal ou 45 graus, que é o ângulo que vemos o alimento ou produto, com ele você consegue mostrar o formato real da comida pela perspectiva, ideal para comidas onde você quer ressaltar a parte de cima mas o recheio também, dar volume e textura, um método muito utilizado em cardápios e publicidade.

Pronto! Agora é só fazer o Click! O que achou destas dicas?
Para saber mais sobre como fotografar alimentos entre em contato.
Boas Fotos!


Sandra Puente, é fotógrafa especializada em fotografia publicitária. Durante seus vinte anos de profissão, trabalhou em vários segmentos na área de fotografia, como fotos de produtos, arquitetura, moda e empresarial, mas se especializou na área de gastronomia, que é o campo que mais lhe fascina. No decorrer destes anos, percebeu que seus clientes tinham muita dificuldade em obter uma boa imagem de seu produto para apresentar ao mercado.

Sandra Puente
Fotógrafa especializada em fotografia publicitária

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