A fotografia de alimentos está em constante crescimento e tornou-se essencial para o marketing de vendas on-line, plataformas como o Instagram e Pinterest foram desenvolvidas exatamente para atender os olhos. A estética e a angulação podem ser decisivas para medir a qualidade da sua foto e transmitir confiança na hora da compra, sabemos o quanto uma boa imagem é importante para chamar a atenção e atrair novos clientes. Fotografar produtos não é uma tarefa fácil, mostrar um produto exatamente como ele é em seus detalhes, requer muita técnica e anos de dedicação e foi assim que comecei a minha jornada de trabalho, fotografando e ajudando empresas e empreendedores a transmitir a melhor imagem para seu negócio.
“Fotografar gastronomia é muito mais do que tirar fotos de comida. Trata-se da arte de captar imagens de alimentos, tornando-os visualmente atraentes e desejáveis para o público. Uma boa foto de comida é capaz de transmitir um senso de consistência, temperatura, e de despertar o paladar”.
Aqui vão algumas dicas
1. Montagem do cenário
Trata-se da composição de cena, como desenvolver a história que você vai apresentar, criar um cenário perfeito que valorize o seu produto. Defina o ambiente e a cor do cenário, vai ser uma mesa de madeira? Vai ser um fundo branco, preto ou colorido? Defina os acessórios de decoração que vão compor a cena, louças, talheres, copos, tábuas, arranjo de flores, ingredientes soltos, objetos ou alimentos que façam parte da receita. Combine os elementos de forma harmônica, agradável aos olhos e utilize cores neutras que não vão competir com seu produto. Use sua criatividade, mas não esqueça que “menos é mais”, não exagere nos elementos para não tirar o foco principal que é o seu produto.
2. Iluminação – Você sabe o significado da palavra Fotografia? Foto: luz, Grafia: desenho, isso mesmo, desenho com a luz. A direção da luz é essencial em fotos de comida e em qualquer fotografia. Por isso não importa se você vai usar luz natural de uma janela ou artificial. A iluminação direta de frente é a menos indicada na fotografia gastronômica. Isto porque o alimento fica sem sombras e sem nuances, já a iluminação na lateral ou atrás do prato ou objeto são as melhores. Desta maneira, as sombras ajudam a ressaltar texturas e nuances. Não existe uma regra fixa, fotografe, experimente, observe os detalhes, e se não gostou refaça o click até que fique satisfeito com sua imagem.
3- Enquadramento da foto – É sempre bom analisar todos os ângulos da comida ou do seu produto antes de fotografá-los. Fotografe na horizontal e na vertical para ter mais opções na hora de apresentar seu produto. Você já ouviu falar na expressão “bird’s eye”: visão de pássaro? Nesta técnica temos uma visão de cima, ângulo de 90 graus, onde você consegue visualizar toda a cena e o prato, especial para fotografar pizzas, sushis e pratos que apresentem formas simétricas. Também temos o ângulo diagonal ou 45 graus, que é o ângulo que vemos o alimento ou produto, com ele você consegue mostrar o formato real da comida pela perspectiva, ideal para comidas onde você quer ressaltar a parte de cima mas o recheio também, dar volume e textura, um método muito utilizado em cardápios e publicidade.
Pronto! Agora é só fazer o Click! O que achou destas dicas?
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Boas Fotos!
Sandra Puente, é fotógrafa especializada em fotografia publicitária. Durante seus vinte anos de profissão, trabalhou em vários segmentos na área de fotografia, como fotos de produtos, arquitetura, moda e empresarial, mas se especializou na área de gastronomia, que é o campo que mais lhe fascina. No decorrer destes anos, percebeu que seus clientes tinham muita dificuldade em obter uma boa imagem de seu produto para apresentar ao mercado.